Navio com 3 mil carros, incluindo 800 elétricos, pega fogo e é abandonado no Pacífico.
Incêndio no cargueiro Morning Midas levanta alerta para riscos das baterias de lítio; tripulação foi resgatada e navio segue à deriva.
Um navio cargueiro transportando cerca de 3 mil veículos, sendo 800 elétricos, foi abandonado no Oceano Pacífico após pegar fogo na terça-feira (3). O incêndio começou em um dos decks do Morning Midas, que havia partido da China rumo ao México. A tripulação de 22 pessoas tentou conter as chamas, mas precisou ser evacuada pela Guarda Costeira dos Estados Unidos, sem registro de feridos.
O fogo teria se iniciado no convés onde estavam os carros elétricos, que utilizam baterias de íons de lítio — altamente inflamáveis e de difícil controle em caso de incêndio. A Zodiac Maritime, gestora do navio, informou que equipes de resgate e combate ao incêndio foram mobilizadas, mas o risco de explosão das baterias levou as autoridades a monitorar o navio à distância e permitir que o fogo se extinga sozinho.
O Morning Midas havia partido do porto de Yantai, na China, em 26 de maio, com escalas em Nansha e Xangai, e tinha como destino o porto de Lázaro Cárdenas, no México. A carga incluía veículos de diversas montadoras chinesas, como Chery e Great Wall Motor, mas não há confirmação de qual marca estava no local onde o incêndio começou.
Por que incêndios com carros elétricos são tão perigosos?
O incêndio ocorreu no Oceano Pacífico, a cerca de 480 km da cidade de Adak, no Alasca (EUA). O navio havia partido de Yantai, na China, em 26 de maio, com destino a Lázaro Cárdenas, no México.
O cargueiro afetado é o Morning Midas, que transportava um total de aproximadamente 3.000 veículos, sendo cerca de 800 deles elétricos (EVs).
- Baterias de íons de lítio: Podem sofrer “fuga térmica”, reação em cadeia que gera calor extremo e dificulta o controle das chamas.
- Risco de explosão: O calor pode causar explosões e liberar gases tóxicos, tornando o combate ao fogo arriscado para equipes de resgate.
- Volume de água: Apagar um único carro elétrico pode demandar até 30 mil litros de água; em um navio, o desafio é ainda maior.
- Precedentes: Este é o terceiro incêndio em cargueiros com veículos elétricos em três anos, incluindo o caso do Felicity Ace em 2022.
Impactos para transporte, indústria e o Brasil 🚢
Após a evacuação, o Morning Midas foi abandonado e está atualmente à deriva no Oceano Pacífico, envolto em fumaça. Equipes de salvamento e rebocadores estão sendo acionados para avaliar os próximos passos e tentar conter os danos.
- Transporte marítimo: Incidentes assim evidenciam a necessidade de protocolos mais rigorosos para embarque de veículos elétricos.
- Indústria automotiva: Montadoras e seguradoras devem revisar normas de segurança e logística para exportação de EVs.
- Brasil: País importa cada vez mais carros elétricos e híbridos; atenção redobrada ao transporte marítimo é fundamental para evitar prejuízos e riscos ambientais.
- Navio Morning Midas, com 3 mil carros (800 elétricos), pega fogo e é abandonado no Pacífico.
- Tripulação foi resgatada; incêndio expõe riscos das baterias de lítio e desafios para transporte marítimo de EVs.
Perguntas frequentes 🔍
- O que causou o incêndio? Ainda não há confirmação oficial, mas o fogo começou no convés dos carros elétricos.
- Houve feridos? Não, todos os 22 tripulantes foram resgatados em segurança.
- Qual o destino da carga? Provavelmente, grande parte dos veículos foi destruída; ainda não há decisão sobre o que será feito com o navio e a carga.
- Incêndios assim são comuns? Têm se tornado mais frequentes com o aumento do transporte de EVs; baterias de lítio exigem cuidados especiais.
- Como evitar novos acidentes? Revisão de protocolos, treinamento de tripulações e monitoramento constante das condições das baterias são essenciais.
Em 2022, o navio Felicity Ace afundou após semanas em chamas com 4.000 carros de luxo a bordo — prejuízo estimado em US$ 155 milhões.
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